Juro para pessoa física sobe em abril após série de quedas, diz Anefac

Os juros cobrados das pessoas físicas subiram em abril, encerrando uma sequência de quatro meses de declínio, enquanto as taxas para as empresas permaneceram inalteradas, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgada nesta quinta-feira.

De acordo com o coordenador de estudos econômicos da Anefac, Miguel Oliveira, o aumento pode ser atribuído à elevação da taxa básica de juro da economia brasileira (Selic). No mês passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic para 7,50% ao ano. Desde outubro de 2012, quando encerrou um ciclo de dez cortes consecutivos, a taxa estava em 7,25% ao ano.

— Tendo em vista os atuais indicadores de inflação mostrando pressões inflacionárias, bem como o fato de o índice oficial de inflação ter ultrapassado neste mês o teto da meta do Banco Central, deveremos ter uma elevação da taxa básica de juros (Selic) nas próximas reuniões do Copom — prevê a associação.

A taxa de juros média geral para pessoa física passou de 5,40% ao mês em março para 5,43% ao mês em abril – maior patamar desde dezembro de 2012. Ao ano, a taxa chega a 88,61%.

Das linhas de crédito pesquisadas, juros do comércio (4,10% ao mês), CDC-bancos para financiamento de automóveis (1,54%) e empréstimo pessoal de bancos (2,94%) subiram. A taxa do cheque especial (7,70%) caiu e a do cartão de crédito (9,37%) se manteve inalterada.

Das três linhas de crédito pesquisadas de pessoa jurídica, capital de giro (1,48% ao mês) e desconto de duplicatas (2,17%) caíram, enquanto conta garantida (5,54%) subiu. A taxa média geral ficou estacionada em 3,06% ao mês em abril.

Fonte: O Globo

© Copyright 2011 :: Carneiro, Côgo & Dalcamin
Desenvolvido por Niterói WebSites